domingo, 3 de outubro de 2010

As 20 maiores musas do tênis!

Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos

Por José Eduardo Aguiar


"OS HOMENS distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer", já dizia Carlos Drummond de Andrade em um de seus mais famosos versos. Loiras, morenas, ruivas. De pele clara, escura. Brancas, negras, orientais. As mulheres, como descreveu Drummond, são capazes de levar os homens à loucura. Enchem os olhos, mexem com os sentidos. Fazem homens agirem como meninos, meninos tentarem agir como homens.
Poucos esportes apresentaram tantas belas mulheres ao mundo como o tênis.
Dentre elas, algumas se destacaram. Gabriela Sabatini, Anna Kournikova, Maria Sharapova, Ana Ivanovic. Nomes que marcaram e ainda marcam suas gerações, que viraram sinônimos de beleza, glamour e simpatia. Nomes emprestados às coleções de roupas, fragrâncias de perfumes. Mas, ao mesmo tempo, nomes que sempre causaram polêmicas e discussões entre críticos e torcedores. Seja para discutir se estariam deixando as raquetes de lado para reinar nas passarelas, seja para medir o quanto os holofotes atrapalham os seus rendimentos, seja pela saborosa e sempre discutível tarefa de apontar quais são as mais belas de todos os tempos.

Sem querer incorrem em críticas, já que esta discussão volta à tona após os maus resultados de Ana Ivanovic, a Revista TÊNIS se dá ao luxo e se arrisca a escolher entre tantos inesquecíveis rostos os mais belos que já desfilaram nas quadras do tênis profissional. Nas próximas páginas, o leitor terá o prazer e o privilégio de relembrar tenistas que deixaram saudades no circuito. Terá, também, a sorte de poder apreciar a beleza de estrelas que reinam atualmente pelos torneios mundo afora. E, porque não, se surpreenderá com alguns nomes desconhecidos para o grande público, mas que certamente (e você entenderá o porquê) não poderiam ter ficado de fora dessa lista.
Para chegar a algumas difíceis conclusões, tivemos o árduo e prazeroso trabalho de escolher as 20 maiores musas da história recente do tênis. Para isso, foram "recrutados" todos os homens de nossa equipe, empenhados em passar algumas horas analisando centenas de fotos, novas e antigas, para listar cada um as suas preferidas.

Computados os votos, chegamos ao nosso top 20. Certamente você, leitor, pode discordar de um ou outro nome e deve ter algumas "prediletas" que não foram lembradas. Pode, também, discordar da posição das beldades na lista, acreditando que algumas deveriam estar melhores posicionadas na votação. O importante é entender que os números são o que menos importa neste momento. O grande objetivo, em primeiro lugar, é homenagear não só as 20 tenistas lembradas, mas, sim, a todas as mulheres que se arriscam nas quadras de tênis deste planeta, seja profissionalmente ou como "simples" tenistas amadoras.

1 - Anna Kournikova
Nascimento: 07/06/1981 (29 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,73m
Peso: 56kg
Melhor ranking de simples: 8ª (novembro de 2000)
Melhor ranking de duplas: 1ª (novembro de 1999)
Destra
Aposentada desde 2003


A primeira colocada desta lista definitivamente não poderia ser outra. A "loirinha" que fez história no tênis juvenil norte-americano chegou com pompa de revelação ao tênis profissional, estreando ainda com 14 anos em um torneio de Moscou. Logo seu ranking subiu consideravelmente e ela ganhou precocemente o status de "estrela". Muito pelos seus fulminantes golpes de fundo de quadra, surpreendentes para uma tenista de seu porte físico, mas, em grande parte pela sua incomparável beleza.

Porém, na mesma medida em que seu corpo ganhava curvas dignas de uma modelo, seu tênis caiu de nível, assim como seus resultados. Embora tenha chegado ao top 10, jamais conquistou um título como profissional em simples. Nas duplas, pelo menos, chegou a liderar o ranking mundial e escreveu sua história dentro de quadra. Fora delas, porém, seu sucesso é indiscutível. Em 2003, ainda com 22 anos e sofrendo com problemas de contusão, a russa abandonou o circuito e deixou (e ainda deixa) saudades.



2 - Maria Kirilenko
Nascimento: 25/01/1987 (23 anos);
Moscou, Rússia
Altura: 1,73m
Peso: 57kg
Melhor ranking de simples: 18ª (julho de 2008)
Melhor ranking de duplas: 13ª (fevereiro de 2010)
Destra
Em atividade

Uma das grandes surpresas de nossa votação foi esta bela russa de apenas 23 anos, longos cabelos loiros, pele delicada e um sorriso que encanta os amantes de tênis desde 2001, ano em que se tornou profissional. Dona de cinco títulos de simples na carreira, sempre se destacou não só pelo bom jogo, mas também pela beleza que só faz honrar a "tradição" do tênis e das mulheres de seu país.
Como profissional, ainda não repetiu o sucesso que teve como juvenil, quando foi campeã do US Open em 2002. Porém, uma bela campanha no Australian Open deste ano recolocou a bela Kirilenko entre as tenistas mais respeitadas do circuito. Seu lugar entre as mais belas, porém, sempre esteve garantido, e ela prova mais uma vez seu status ocupando a segunda posição em nossa lista.

3 - Maria Sharapova
Nascimento: 19/04/1987 (23 anos);
Nyagan, Rússia
Altura: 1,88m
Peso: 59kg
Melhor ranking de simples: 1ª (agosto de 2005)
Melhor ranking de duplas: 41ª (junho de 2004)
Destra
Em atividade

Com uma história de vida que só as mais fortes mulheres conseguiriam superar, Sharapova, mesmo com um rosto de menina, sempre foi um verdadeiro exemplo de raça e superação. Sua ida ainda menina aos Estados Unidos para treinar na academia do lendário Nick Bollettieri, quando teve de deixar a mãe sozinha na Rússia, mostra que nada veio fácil para esta "experiente" tenista de 23 anos. Porém, ao mesmo tempo em que foi trabalhoso, seu sucesso foi meteórico. Em 2004, ainda com 17 anos, conquistou o torneio de Wimbledon e mostrou que não era apenas mais um rostinho bonito. No ano seguinte, alcançou a liderança do ranking e coroou ainda cedo sua trajetória no tênis. Considerada por muitos a sucessora de Kournikova, sempre lidou com as críticas por também realizar seus trabalhos como modelo, mas certamente não deve se arrepender.
Hoje Sharapova é uma das atletas mais conhecidas e mais bem pagas do mundo, e seu nome - embora os críticos temessem o contrário - é sinônimo não só de beleza, mas também de sucesso no esporte.

Para acessar a reportagem completa, clique no link: revistatenis

Nenhum comentário:

Postar um comentário