domingo, 3 de outubro de 2010

As maneiras erradas de jogar

Não há uma maneira certa de jogar uma partida de tênis, mas há diversas formas erradas de se jogar

Por Nick Bollettieri

1- NÃO SEJA PRETENSIOSO
Confiança em demasia é mortal. Se você se sente insultado ao jogar contra um oponente mais fraco, ou acredita que a partida será uma perda de tempo, estará assumindo um grande risco. Se essa for sua atitude, seu adversário saberá e não terá nada a perder e tudo a ganhar. Trate todo rival com respeito e não se arrisque.

2- NÃO DESORDENE SEU CÉREBRO
Quando estava trabalhando com Boris Becker, ele costumava me dizer antes dos jogos: "Senhor B, o que você tem para mim?" Eu dizia uma coisa, apenas uma. Como treinador, você aprende que instruções são boas nos treinos, porém, nas partidas é preciso dá-las em doses homeopáticas. Se você tiver muito "se", "quando" e "porém" na cabeça, não vai pensar direito. Sua estratégia precisa ser esperta e simples.



3- NÃO PENSE NA TÉCNICA
Se, durante um jogo, você precisa dizer a si mesmo para virar o tronco, ou fazer a terminação, ou bater a bola na frente, quer dizer que está com problema. Se você não possui uma técnica apurada até este ponto, esqueça. A técnica é instintiva - é preciso praticá-la a tal ponto que ela se torne uma segunda natureza. Uma vez que a partida começa, é uma luta. Você não tem tempo para se concentrar em mais nada.

4- NÃO BUSQUE AJUDA
Antes do Australian Open de 1997, disse a Mary Pierce (foto): "Se você olhar para o seu box uma vez que seja, todos nós vamos embora". Você precisa jogar por si mesmo, sem se apoiar na sua torcida. Se estiver num jogo e seu pais ou colegas estiverem na plateia assistindo, não preste atenção neles. Você está lá sozinho contra um oponente. Quanto mais cedo aprender a lidar com isso, melhor. Pierce fez final naquele ano.

5- NÃO IGNORE O PLACAR
Se estiver disputando uma partida sem um árbitro, talvez a coisa mais estúpida que você possa fazer seja não anunciar o placar depois de cada ponto. Diga o placar, e diga alto e claro. Não dizer o placar é a maior razão pela qual jogos de tênis se transformam em jogos de gritaria. Uma vez que a discussão começa, é difícil se concentrar em vencer. Você tem energia limitada. Dizer o placar o prevenirá de gastá-la em outra coisa que não o jogo.

Gostou das reportagens da revista, Assine!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário