domingo, 16 de maio de 2010

Conheça os adversários e vença-os (Agressivos)

Você tem dificuldade de jogar contra alguns tipos específicos de tenistas? Entenda como eles pensam, veja a melhor maneira de anular suas táticas e derrote-os!



Por Carlos Omaki


AGRESSIVOS








Boa parte dos jogadores de fundo de quadra, quando não são "devolvedores", são extremamente agressivos. Ele adora ficar distribuindo bagaçadas e dominar o ponto desde o início. Castiga o adversário, fazendo-o correr de um lado para outro e define com golpes potentes. Bate com força, sempre buscando o ataque e se sente realizado ao acertar um winner.
Este tenista geralmente pensa: "Tenho uma bola potente, então vou ficar soltando a mão até matar o ponto". É corajoso, arrojado e confia demais no seu taco. Tanto que não tem medo de cometer erros não forçados, pois sabe que na próxima bola pode dar um winner. Sua meta é abrir a quadra para definir o ponto com um golpe indefensável.
A estratégia é simples: impor o ritmo. Com esse plano de jogo, ele quer pressioná- lo o tempo todo, induzindo-o ao erro, ou então, forçando-o a arriscar mais para sair desta situação de defesa. Quer que você vá para trás, cedendo espaço, abrindo brechas para bolas anguladas e drop-shots.
Qualidades - Um jogador agressivo de fundo de quadra sabe jogar com ritmo. Nisso ele é muito bom, pois usualmente tem muita força nos golpes de base e prefere trocas de bola rápidas. A confiança que possui nas batidas é grande, por isso, joga sobre a linha, sempre tentando pegar na subida, diminuindo o tempo de reação. Adora jogar distribuindo golpes do meio da quadra, pois sabe que vai empurrar o oponente para trás e ganhar terreno. Devolve o saque agressivamente, para logo tomar conta do ponto. Pressiona e ataca incessantemente, estabelecendo um domínio de ações. Em sua zona de conforto, é capaz de fazer todas as jogadas, desde bolas bem anguladas, drop-shots e até mesmo approaches e voleios.
Fraquezas - Ritmo, em tênis, significa muitas bolas parecidas, com mesma velocidade, mesmo peso, mesma altura. A variação costuma incomodá-lo. Bolas sem peso, com slice, baixas ou curtas intercaladas com outras com spin, altas ou profundas atrapalham a constância de seus golpes. A maioria não gosta de se mover, bater na corrida e, principalmente, andar para trás, perder domínio da quadra. Não costuma ser muito veloz e nem resistente. Fica vulnerável em jogos longos e que exigem muita movimentação. Defender também não é o forte.





Como vencer - Cuidado com a devolução de saque. Jogue preferencialmente com o primeiro serviço, impedindo ao máximo o ataque logo na primeira bola. Faça com que ele saia do meio da quadra. Suas bolas são mais eficazes quando estão parados no centro sobre a linha. Fora desta zona, seja correndo para a lateral ou para o fundo, os golpes tendem a perder eficiência. Forçá-lo a se movimentar para trás, de maneira que pegar a bola na subida não valha a pena, é uma boa pedida. Quebrar o ritmo é importante. Varie os efeitos e a altura das bolas. Sem isso, ele vai se sentir sempre confortável para bater. Experimente- o na rede. Sempre que possível, ataque-o. Tente sacar e volear. Alongue os pontos, tente desgastá-lo. No nível amador, a paciência é uma grande virtude contra este jogador, pois em algum momento os erros começarão a surgir.


Qualidades
Força
Ataque
Posicionamento
Pressão
Confiança nos golpes
Domínio de quadra
Ritmo e tempo de bola
Fraquezas
Movimentação
Resistência
Defesa
Adaptação
Para vencer
Mexer com equilíbrio
Desgastar
Quebrar o ritmo
Atacar





Retirado do site: revistatenis.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário