sábado, 8 de maio de 2010

Estilos de jogadores no Tênis

Pessoal este artigo servirá como introdução para as próximas dicas de como enfrentar os diferentes tipos de jogadores.

Tática: Estilos de jogo diferente 


Todo tenista deve possuir um estilo de jogo. Alguns fatores influenciam um jogador a definir uma forma de jogar, altura, resistência, personalidade.
Tudo isso deve ser levado em conta e discutido com seu treinador para que você não jogue sem um padrão tático definido. Lembre-se, que um dos erros mais comuns nos tenistas sociais é o erro tático.
Existem 4 estilos de jogos. Iremos definí-los e dar alguns exemplos de jogadores profissionais.

1 - JOGADOR DE FUNDO DE QUADRA (BASELINE) - Contra-Ataque

Tenista que tem como base do seu jogo os golpes de fundo de quadra. São extremamente pacientes, calmos e muito resistentes fisicamente, pois costumam trocar muitas bolas. Preferem esperar o adversário errar e costumam contra atacar muito bem. Ex: Meligeni e Chang (antigos), Murray e Nadal(atual)

2 - JOGADOR DE SAQUE - VOLEIO (BIG GAME)

Procura subir a rede o tempo todo, sempre quando saca e quando devolve, tenta chegar à rede o mais rápido possível. São agressivos, muito rápidos e normalmente altos. Hoje podemos dizer que é uma "espécie em extinção" infelizmente, já eue é o estilo de jogo mais difícil de se jogar contra, na minha opinião. Ex: Rafter e Ivanisevic (antigos), Taylor Dent e Tim Hemman

3 - JOGADOR DE QUADRA TODA (ALL COURT PLAYER)

São tenistas completos, jogam no fundo, sobem à rede, sacam e voleiam e se defendem muito bem. Possuem as partes mental e física previlegiadas. Ex: Yannich Noah e Sampras (antigos), Federer e Henin (atuais).

4 - JOGADOR DE FUNDO AGRESSIVO

Baseiam seu jogo no fundo de quadra, mas não esperam o adversário errar, procuram através de golpes agressivos receber uma bola curta para subir à rede, um winner ou o erro do adversário. Estilo mais usado atualmente. Ex: André Agassi e Guga (antigos) Nadal e Sharapova (atuais).
Para finalizar, acredito que jogar de fundo agressivamente seja a melhor das opções. Os pontos não demoram tanto, o tenista consegue ir a rede, o que é muito importante, e mais legal, "matar" um ponto é muito mais prazeroso do que esperar o adversário errar.
Procure seu técnico e converse com ele, ao se encaixar num desses estilos e treinar você melhorará muito seu jogo

Glauco Pereira
Coordenador Técnico
Academias Play Tennis

Nenhum comentário:

Postar um comentário