quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dicionário de Tênis

Dicionário de Tênis
A
Abuso de equipamento
- quando um jogador joga a raquete no chão, por exemplo. Vale uma advertência do árbitro. 
Ace Saque indefensável. A definição moderna admite que o adversário toque na bola, desde que ela continue sua trajetória para o fundo da quadra.
Approach ou subida à rede – Qualquer golpe dado no fundo de quadra com o objetivo de se aproximar da rede para executar o voleio.
Aquecimento – Bate-bola de geralmente cinco minutos que serve para que os jogadores se preparem para o início da partida, exercitando golpes de fundo, voleios, smash e saques.
Área de Saque - Parte da quadra onde a bola deve tocar no saque. Mede 6,40 m por 4,11 m de largura. 
ATP – Sigla da associação masculina de tênis profissional (Association of Tennis Professionals).
Antivibrador – Acessório de borracha ou plástico colocado no centro e na base do encordoamento da raquete, que serve para reduzir a transmissão de vibração (causada no momento do impacto com a bola), das cordas para o braço do tenista.
Aro – A cabeça da raquete sem as cordas.






B
Bate-Bola – Prática de troca de bolas feita geralmente antes de começar uma partida, geralmente sem o saque e sem contar pontos. Numa partida oficial, o bate-bola de aquecimento é de no máximo 5 minutos.
Bate – pronto - Diz-se de qualquer golpe executado assim que a bola quica no solo e começa a subir. Pode acontecer no voleio ou no fundo de quadra.
Bicicleta – Termo criado no Brasil para designar uma derrota por duplo 6/0.
Big Game - O jogo de saque e voleio. 
Bonus Points - Pontos extras que o tenista acumula. No caso da ATP, cada vitória sobre um tenista entre os 200 do mundo dá direito a estes bônus. 
Break Point – Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.
Bye - Passagem direto para a segunda rodada de um torneio.Isto acontece queando não há jogadores suficientes, sendo bye os melhores ranqueados. 







C
Cabeça - A parte superior da raquete, onde as cordas são colocadas.
Cabeça–de-chave - Diz–se dos favoritos de um campeonato, geralmente determinados por ranking. Designam–se cabeças para se evitar que os melhores jogadores de um determinado torneio se encontrem nas primeiras rodadas.
Cabo – O final da raquete, por onde ela é empunhada para rebater a bola.
Carpete - Piso rápido feito de material sintético. 
Carregar – O mesmo que “condução” e “dois toques”. Descreve o ato de golpear a mesma bola 2 vezes em seguida, o que é ilegal.
CBT - Confederação Brasileira de Tênis. 
Challenger - Torneio cuja premiação vai de US$ 50 mil a US$ 125 mil e dão no máximo 100 pontos para o campeão. 
Championship Serie - Torneio que dá prêmio de US$ 626 mil a US$ 1,37 milhão e dão até 320 pontos ao campeão. 
Chapado ou flat – Golpe dado na bola com pouco efeito.
Chave – Estrutura de um campeonato, feito por sorteio e que determina a ordem de todos os primeiros jogos e os adversários seguintes de cada vencedor.
Chip – Um golpe curto e angulado, executado geralmente com slice executado como resposta de saque.
Circuito - Termo usado para se referir ao conjunto de torneios programado para o ano do jogador. Também uma série de torneios de âmbito estadual, regional, nacional ou internacional.
Circuito satélite – Conjunto de competições profissionais com três etapas preliminares e uma etapa final, em que só a etapa final conta pontos para o ranking mundial. A premiação varia entre 25 e 75 mil dólares.
Contagem - O jogo é dividido em sets, que por sua vez é dividido em games, que por sua vez é dividido em pontos. Ganha um game quem fizer quatro pontos, desde que não haja empate no terceiro ponto. No tênis, o primeiro ponto é chamado 15, o segundo 30, o terceiro 40 e o quarto define o game. Em caso de empate no quarto ponto, diz-se "iguais". Quem fizer seis games ganha o set, a não ser que haja empate de 6 a 6, quando é jogado um game-desempate chamado tiebreak. Quem ganha dois sets, ou, no caso de alguns torneios mais importantes, três sets, ganha o jogo. 
Continental – Maneira de empunhar a raquete mais usada antigamente na Europa, onde o jogador tinha de enfrentar as bolas baixas da quadra de grama. A empunhadura, então, era praticamente a mesma para todos os golpes. Atualmente é mais usada pelos profissionais para os golpes: saque, smash, voleios e backhand (este último quando querem imprimir o efeito slice).
Copa Davis – Nome dado ao campeonato masculino por países, organizado pela Federação Internacional e disputado desde 1900.
Copa do Mundo - Torneio masculino com os oito tenistas do ranking que mais ganharam pontos na temporada. 
Corda - Fio de nylon ou tripa trançado na cabeça da raquete, parte da raquete, parte da raquete que entra em contato com a bola. 
Corredor – Área de cada lado da quadra de simples usada para aumentá-la para o jogo de duplas.
Cruzada - Bola golpeada de maneira a atravessar a quadra diagonalmente.
Curtinha - Um golpe curto feito de tal maneira que a bola cai bem junto à rede no campo adversário. O mesmo que deixada.






D
Deuce – Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza–se “iguais”.
Devolução – Resposta ao saque adversário.
Devolvedor - Tenista cujo estilo de jogo é principalmente defensivo, baseado em correr em todas as bolas e devolvê-las em vez de colocá-las.
Direita ou Forehand – Golpe dado do lado que se segura a raquete.
Drill - Em uma aula de tênis, exercícios em que o professor coloca bolas em locais pré-determinados, para que o aluno aperfeiçoe um golpe ou ensaie muitas vezes uma jogada completa.
Drive – Qualquer golpe executado pelo tenista no fundo da quadra.
Drop Shot – Mais conhecido por curtinha, é dado com tal efeito que a bola quica bem baixo e junto à rede.
Drop volley – Deixadinha dada de voleio (ou seja, sem deixar a bola quicar no chão).
Dupla falta – Significa duplo erro no saque, o que dá o ponto ao adversário.
Duplas - Jogos entre dois pares de jogadores.







E
Eastern - Maneira de empunhar a raquete mais usada no leste dos EUA, onde predominavam quadras de saibro. É muito usado até hoje para golpes de fundo, e no início do aprendizado dos voleios.
Empunhadura – Forma com que se segura a raquete para executar golpes. São basicamente três: western, eastern e continental.
Erros não forçados – Erros cometidos por um jogador em golpes considerados de fácil execução. A dupla falta é um erro não forçado por definição.
Esquerda ou Backhand – Golpe dado do lado contrário ao que se segura a raquete. Costumeiramente chamado de “esquerda” ou “revés”. Observe que o backhand de um canhoto é o lado direito. 






F
Fault - Chamada do juiz de linha para as bolas que quicam fora da área apropriada. 
Fed Cup - Ou Federation Cup. Mais importante competição feminina por equipes. Como na Davis, os países são representados por equipes que jogam quatro partidas de simples e uma de duplas. 
Foot fault – Falta cometida com os pés durante a execução de saque, conforme especifica a regra. (tocar a linha ou tirar os pés do chão antes da raquete tocar a bola).
Forehand - Golpe realizado com a palma da mão dominante apontando para a rede no momento do impacto. No Brasil, chamar este golpe de direita pode confundir as crianças canhotas (que vão realizar o golpe de direita do seu lado esquerdo do corpo), portanto aconselhamos os professores a usarem os termos em inglês (forehand ou backhand).
Future - Refere-se a um torneio profissional masculino com premiação até 15 mil dólares.






G
Game – Parte da contagem do tênis. É a unidade que compõe o set. Cada game é disputado por, no mínimo, quatro pontos. Os lances ganhos por cada jogador têm pontuação progressiva de 15, 30 e 40.Em caso de empate no 40/40, haverá necessidade de se ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.
Game Point – O ponto que pode definir o game, caso o jogador que está á sua frente o vença.
Game-Set-Match - Chamada do juiz de cadeira depois do último ponto do jogo. Grama - Piso rápido, em que a bola desliza, favorecendo os jogadores de saque e voleio. Usada em Winbledon, outros torneios ingleses e em poucos outros lugares, geralmente países do antigo império britânico, como Austrália e Índia. 
Golpe de aproximação (appoach shot) – Um golpe forte, profundo e geralmente no canto da quadra ou bem na direção do adversário, que o coloca na defensiva, usado para chegar mais perto da rede.
Golpes de fundos – Golpes em que a bola é rebatida depois de quicar no solo.
Golpe fundo - Um golpe que quica perto da linha de fundo do adversário.
Grafite – Material à base de carbono, 20 vezes mais forte e resistente do que a madeira, utilizado na confecção de raquetes.
Grand Slam - Cada um dos quatro torneios abertos mais importantes do tênis: Autrália (Australia Open), Frnaça (Roland Garros), Inglaterra (Winbledon) e Estados Unidos (US Open). "Fazer o Grand Slam" quer dizer ganhar os quatro torneios em um só ano. Os únicos que conseguiram tal proeza foram o norte-americano Donald Budge em 1938, o australiano Rodney Laver em 1963 e 1969; a norte-americana Maureen Connoly em 1953, a australiana Margaret Smith Court em 1970 e a alemã Steffi Graf em 1988. 
Grip 1 - Maneira de segurar o cabo da raquete. Pode ir do tradicional Continental, que facilita o jogo de toques, até o radical Western, para golpes com muito topspin. 
Grip 2 - Fita absorvente que envolve o cabo da raquete para impedir que o suor faça a mão do tenista escorregar.  







I
Iguais - Próximo(s) empates no game depois do empate em 40. Os empates no game chão chamados 15 iguais, 30 iguais, 40 iguais e a partir daí apenas "iguais". 
Indoor - Quadra coberta.  







J
Jogo de fundo – Um estilo de jogo em que o tenista fica próximo à linha de fundo quase todo o jogo.
Jogo de rede - Um estilo de jogo em que o tenista joga junto à rede, voleando a maior parte das bolas.
Juiz de linha – Um dos juízes do jogo, cuja responsabilidade é decidir se as bolas foram dentro ou fora das linhas laterais, do saque e do fundo.
Juiz de cadeira – É o principal juiz de quadra em uma partida profissional, responsável pela decisão final de bolas dentro ou fora, por cronometrar os tempos de virada e por falar a contagem da partida.
Juiz de rede – É aquele que fica sentado junto ao poste lateral da rede, com o objetivo de anunciar os lets (quando o saque raspa na rede, entra ou deve ser repetido).






L
Let – Uma bola sacada que toca a rede e cai na área apropriada. Então o saque é feito de novo, sem penalidades. Também qualquer golpe que não é contado, mas jogado de novo(a regra “let” prevê que se jogue de novo o ponto quando uma bolinha de outra quadra entrar na área de jogo,por exemplo).
Linha de Base - Região em torno da linha de fundo da quadra, onde os jogadores de fundo de quadra ficam quase todo o tempo. 
Lob – Golpe no qual o tenista levanta a bola alta no ar, geralmente para encobrir o adversário que subiu à rede.
Lucky loser – Tenista eliminado na etapa qualificatória, mas que ganha o direito de entrar na chave principal pela desistência de algum competidor.






M
Master Series – Nome dado à série dos nove maiores torneios organizados atualmente pela Associação Masculina de Tênis (ATP).
Mata–burro - Termo popular para designar a região da quadra (que fica entre a linha de fundo e a linha de saque) onde o jogador ficará mais vulnerável, caso se posicione ali para responder o golpe do adversário.
Match Point – Ponto que permite encerrar a partida.
Mudança de ritmo - Uma das táticas possíveis no jogo de tênis, em que o tenista alterna a velocidade ou efeito de seus golpes.






N
Net – Expressão utilizada para indicar que o saque resvalou na fita. Caso a bola toque a fita e caia no quadrado correto de saque, haverá um “let “, ou seja, o saque será repetido.






O
Overgrip - Acessório feito de material absorvente e emborrachado para ser colocado por cima da empunhadura original da raquete, com objetivo de proporcionar uma pegada mais firme e mais confortável.
Out - Termo em inglês para designar que a bola foi lançada fora das marcas válidas da quadra ou da área de saque.
Over rule - Prerrogativa exclusiva do árbitro de cadeira de mudar a decisão de um juiz de linha sobre uma bola fora ou dentro.






P
Paralela – Uma bola rebatida paralela e junto à linha lateral da quadra.
Passada – Jogada que faz a bola ultrapassar, pelos lados ou pelo alto, um adversário que se encontre próximo à rede.
Pneu – Expressão criada no Brasil para designar uma derrota por 6/0.
Ponto - As subdivisões do game : 15, 30, 40 e game. Ele só é chamado de 1, 2, 3 etc. Durante o tiebreak, que é um game-desempate para decidir o set. 
Primeiro Serviço - Primeiro saque. Se errar, tem mais um.  






Q
Quadra de grama – Superfície que deu origem ao tênis. Pode ser natural ou sintética. Faz a bola quicar baixo e deslizar.

Quadra Lenta - Onde o piso amortece o quique da bola, favorecendo os jogadores que preferem executar o golpe depois que a bola toca o solo. Exemplo : saibro e pó de cimento. 
Quadra Rápida - Onde o piso faz a bola "deslizar", dificultando para os jogadores que gostam de ficar no fundo da quadra e favorecendo àqueles que preferem definir os pontos à rede, pegando a bola no alto.  
Quadra de har–thru – Feita com pó de cimento, quase em desuso. É pouco mais veloz que o saibro.
Quadra sintética – Feita de resina asfáltica, também chamada de quadra dura ou quadra de cimento. Pode ser muito rápida ou muito lenta, dependendo da última camada de resina que se coloca.
Qualifying – O mesmo que qualificatório. Diz–se de uma competição preliminar, realizada com o objetivo de selecionar jogadores para o torneio principal.
Quebrar o serviço – Vencer o game quando o adversário está sacando.






R
Rally - Longa troca de bolas.
Ranking – Qualquer sistema matemático que pretenda classificar jogadores ou equipes.
Raquete - Instrumento usado para bater na bola. É composta de um cabo e uma cabeça. Esta, possui um aro oval, onde é colocado o encordoamento que toca a bola. Existe em vários materiais, mas hoje o mais usado é o grafite, pela leveza e resistência. 
Rede - Divide a quadra em duas metades. Deve Ter orifícios pequenos o suficiente para impedir a passagem da bola. Tem altura de 0,916 m no meio e 1,07m nas extremidades. 
Revés - O mesmo que Backhand.  






S
Saibro - 
Piso de terra batida, que amortece a bola e torna o jogo mais lento. 
Saque ou serviço – Golpe que inicia o game. Deve ser dado atrás da linha da base, em sentido diagonal ao oponente, com a bola sendo lançada em qualquer direção ou altura. A bola deve atingir o quadrado diagonal correspondente.

Satélite -Os menores torneios profissionais válidos pelo ranking mundial. São circuitos da ITF jogados em quatro semanas, com um masters entre os mais bem classificados nas etapas disputadas. Contam pontos para os rankings da ATP e WTA. 
Segundo Serviço - Segunda e última chance do sacador colocar a bola em jogo. Se errar, comete a dupla falta. 
Serviço - O mesmo que saque. 
Set – Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games, desde que haja 2 games de diferença.
Set longo – Aquele que termina em 06 games, e em caso de empate, termina quando um dos tenistas tiver vantagem de 2 games.
Set point – Ponto que encerra o set.
Set profissional – Um set que termina quando um dos jogadores vence 09 games. Se a contagem estiver empatada em 8 a 8, é disputada um tie-break. Este tipo de contagem foi criado para que o torneio, interrompido por motivo de chuva, possa terminar numa data prevista.
Sidespin – Efeito dado na lateral da bola, provocando uma parábola na sua trajetória.
Sintética - Quadra de piso artificial, como cimento ou outros compostos químicos. 
Slice – Nome dado ao efeito que faz a bola girar em sentido contrário ou lateral.
Smash – Golpe dado por sobre a cabeça, de cima para baixo. Também conhecida por cortada.
Swing–volley – Golpe de fundo dado sem que a bola quique no chão.
Spin - A rotação da bola causada por um tipo especial de batida em topspin ou slice. Spin altera a trajetória da bola. 
Super 9 - Os nove torneios mais importantes do tênis masculino depois dos quatro do Grand Slam. Chegam a dar até US$ 2,25 milhões em prêmios.  







T
T – Termo usado para indicar o local da quadra que fica próximo às linhas que formam as áreas de saque.
Tennis–elbow - Habitual, dolorosa e perigosa contusão que atinge o cotovelo de tenistas, provocada pela inflamação do tendão.
Terminação ou Follow through - É o movimento que o braço que segura a raquete descreve após o contato com a bola.
Tie–break - Série de pontos disputados para decidir o vencedor de um set no qual os jogadores estão empatados em seis jogos. O primeiro jogador que consegue ganhar sete pontos, mantendo uma vantagem de dois, pelo menos, sobre seu adversário, ganha o tie break e conseqüentemente o set.
Time – Termo usado pelo juiz de cadeira para indicar que o tempo de descanso dos jogadores acabou.
Tirar o peso – Termo que se refere à tática de rebater uma bola com menor aceleração da raquete, para quebrar o ritmo do adversário.
Topspin – Efeito dado sobre a bola, o que a faz quicar mais alto após tocar o chão.
Top Ten – Termo usado para designar os 10 melhores de um ranking.
Tripa – produto de origem animal (geralmente carneiros ou leitões) às vezes usado para encordoar raquetes. Atualmente usam-se, cada vez mais, tripas sintéticas que possuem as mesmas características de jogo que as naturais.






U
Underspin – Efeito dado por baixo da bola, o que a faz quicar mais baixo ao tocar o chão.






V
Vantagem – Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce).
Voleio – Golpe dado sem que a bola quique no chão, geralmente junto à rede ou em progressão a ela.
Voleio curto – Um voleio executado suavemente que cai bem junto à rede no campo adversário.
Voleio defensivo – Golpe de voleio realizado abaixo da altura da rede; também chamado de voleio baixo.
Voleio lob – Um voleio que é direcionado para encobrir o adversário que está na rede.
Voleio ofensivo – Um voleio realizado acima da altura da rede.






W
Warning - No tênis profissional, advertência do árbitro ao jogador que tenha infringido as regras de conduta. 
Western – Maneira de empunhar a raquete, surgida no oeste (west) dos EUA, onde a maioria das quadras construídas era de piso asfáltico.Desta maneira, as bolas quicavam mais alto (do que nas quadras de saibro e grama), e os tenistas foram achando mais confortável empunhar a raquete desta maneira no momento do impacto, para receber uma bola vindo pelo lado dominante do jogador.
Wild card – Convite feito a qualquer jogador para que ele participe de um torneio.
Winner - Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário. O winner pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de quadra.
World Series - Torneio cuja premiação vai de US$ 175 mil a US$ 1,37 milhão e que chega a dar 250 pontos no ranking ao campeão. 






Z
Zigzira – Nome popularmente dado a um efeito pouco comum e de extrema habilidade, em que a bola é golpeada com underspin tão forte que, ao quicar no chão, volta para o lado do jogador que a golpeou.


Baixe o Dicionário do Tênis aqui.


Retirado dos sites:
www.playtennis.com.br/home.php
members.tripod.com/tenis_br/index.htm

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