sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estratégias no Tênis


Ter um esquema de jogo definido costuma ser determinante no resultado de uma partida de tênis


Primeiramente, deve-se esclarecer a diferença entre as terminologias estratégia e tática. Embora muitos pensem que é a mesma coisa, estratégia compreende a elaboração de um plano de jogo (esquema), enquanto tática é a colocação em prática deste plano, ou seja, como executar a estratégia estabelecida.

Aqui vão algumas estratégias básicas para melhorar o seu jogo:


1 - Regularidade

Se você está começando a jogar tênis agora uma regra é infalível! Ganha quem erra menos!!!

Ou seja, regularidade é a palavra. Na maioria dos jogos entre principiantes a regularidade faz a diferença, ela é o primeiro passo que o jogador deve dar antes de tentar jogadas mais arriscadas. Coloque a bola na quadra!

O medo de errar e a vontade de se manter regular tornam o jogo monótono, com aqueles balões de fundo de quadra e pouca (ou nenhuma)  subida à rede. Não é um jogo que vai atrair um público imenso, nem tão pouco pagante!! Mas vai ajudar você a se tornar um principiante vencedor e ter confiança para progredir!!

2 - Direcione a Bola          

Direcione a bola para os cantos da quadra. A primeira dica desta série indicava como trunfo para o jogador principiante a regularidade. Depois de dominar esse fundamento passamos para a colocação da bola em quadra. Esta dica trabalha esse aspecto...

Depois de conseguir uma regularidade básica, vem a etapa de direcionar a bola para os cantos da quadra. Quando o praticante já consegue jogar a bola para a direção que deseja, ganha uma importante vantagem tática, que é forçar o lado fraco do adversário.

É a velha história de atacar a esquerda do oponente, já que no começo o backhand é o golpe mais fraco. Aprender a direcionar a bola tem outras vantagens. Você pode balançar o adversário, jogando uma bola em um canto, outra no outro.

Você pode ficar jogando a bola de um lado para outro várias vezes até que o adversário se canse. Ou mandar várias vezes do mesmo lado pegando o jogador no contrapé. Em geral o contrapé funciona quando o jogador tenta se antecipar ao seu golpe e já sai correndo para o lado oposto da quadra antes mesmo de você bater. É nessa hora que você deve jogar no mesmo lado pegando o jogador com o movimento para o lado contrario já iniciado.

Uma última ressalva. Nem sempre o backhand é o lado mais fraco do jogador. Por isso fique atento durante a partida para mudar de estratégia se for necessário.

 

3 - Deixadinhas e Lobes     

Depois de obter uma certa regularidade e precisão, é importante saber lidar com a profundidade da bola. Curtinhas e lobes são golpes decisivos em muitas partidas, principalmente entre principiantes. Há jogadores firmes no fundo que se sentem totalmente perdidos quando são obrigados a avançar. Para eles as bolas curtas são um veneno mortal. Mesmo que as alcancem, dificilmente terão sucesso no voleio ou no smash.

Outros jogadores têm grande dificuldade no smash e detestam lobes bem altos que caem sobre a cabeça. Se você consegue dar boas deixadinhas (dessas que quicam mais de uma vez sem sair do "T") e depois ainda joga o adversário para o fundo com lobes precisos, certamente complicará para muito tenista até melhor do que você.

4 - Bater Forte       

Para alguns treinar a potência deve vir depois da regularidade, mas para alguns a preocupação em bater forte na bola deve vir desde o começo.

Depois que você conseguir trocar algumas bolas de forma constante, cinco ou seis bolas, deve começar a se preocupar com colocar força nela!

Caso contrário pode virar um empurrador de bola e seu jogo não vai melhorar.

Mais potência traz velocidade ao jogo, o que não é acompanhado por todos os adversários. Dando a você um diferencial, principalmente nessa fase inicial.

Tente bater uma seqüência de bolsas rápidas, uma de cada lado, depois uma curta trazendo seu adversário para a rede e finalizando com um lobe!!!

 5 - Jogo de Rede   

Não basta esperar seu adversário errar...

Como não basta depender dos erros do adversário para se chegar à vitória, você vai precisar de um jogo de rede.

Muitas vezes você vai se deparar com uma bola curta, que te permite uma batida angulada quase tirando o seu adversário da quadra.

O que fazer agora, voltar??? Bom, isso seria muito ruim. Se seu adversário conseguir devolver a bola você provavelmente ainda vai estar voltando para o fundo da quadra quando tiver que rebater novamente, e quase certamente estará desequilibrado.

O melhor é subir à rede e tentar dar velocidade à jogada e matar o ponto, sem dar chance de seu adversário retomar o domínio do jogo.

Alguns jogadores não gostam do jogo na rede e dificilmente sobem para matar o ponto. Mas é muito difícil alcançar um bom nível no tênis sem dominar esse fundamento. Especialmente se você gosta de jogar em duplas também.

Ao subir à rede tente manter a raquete alta, fazendo um movimento de cima para baixo empurrando a bola para a frente. Esse movimento é em geral mais curto, e permite que você volte à posição original mais rápido para bater novamente caso o adversário responda.

Pratique subir à rede algumas vezes que com o tempo você pega o jeito!

6 - Profundidade                  

Essa é uma das dicas mais importantes para principiantes. E é aqui que o jogo de tênis começa a se tornar um jogo de estratégia. De nada adianta você bater forte e colocado se a sua bola cai muito curta na quadra do adversário. Com uma bola curta nas mãos o seu adversário vai ter uma possibilidade muito maior de angular a batida e ganhar o ponto mesmo com uma bola mais fraca.

Concentre-se em manter a bola o mais profunda possível. No mínimo depois do "T". Com isso o seu adversário terá menos chance de te atacar e mais possibilidade de errar. Fique atento também à bola curta de seu adversário, aproveite a oportunidade para atacar, você pode bater forte em um dos cantos e aproveitar para subir à rede, ou mesmo dar uma deixadinha.

Quando o seu jogo começar a evoluir e você começar a enfrentar adversários mais poderosos perceberá que esta dica vai te ajudar e muito! Coloque sempre a bola mais profunda possível e crie oportunidades de ataque, ao mesmo tempo que reduz as chances de seu adversário fazer o mesmo.

Bom, quando fizer isso não será mais um principiante...


Fonte:

http://www.tennisranking.com.br/home/content/blogsection/6/30/


Um comentário: